quinta-feira, 16 de abril de 2009

O Ensino de Nove Anos

Pode-se observar por meio do questionário aplicado à uma professora do nosso município, que o Ensino Fundamental de Nove anos ainda não é uma realidade em nossa região. É certo que há uma escola da rede particular iniciando este processo. Porém, há questionamentos e dúvidas a respeito desta mudança.
Sabe-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos já é discutida desde o início do ano de 2004, contudo, a aprovação da lei de número 11.264, foi fevereiro de 2006, assim o projeto também foi sancionado.
O objetivo do MEC é que todas as crianças de seis anos, sem distinção de classe, sejam matriculadas na escola, desta maneira teremos mais crianças nas escolas com maior tempo de escolaridade.
Certamente uma mudança em tais proporções acarretará modificações em todo o sistema. O Currículo e o Conteúdo terão um novo modelo que visará um trabalho de forma mais lúdica,, levando em consideração as características de cada criança, respeitando seu ritmo de aprendizagem.
Os professores, segundo o MEC, já recebem capacitações por meio de documentos, orientações e cursos de atualização.
A Avaliação, bem como a Metodologia, sofrerão alterações, pois o MEC quer acabar com a prática tradicional de avaliação por notas e conceitos. Portanto, a avaliação será realizada por meio da observação diária, registros feitos pelo professor, considerando o lúdico como forma própria de as crianças construírem e reconstruírem conhecimentos, respeitando o tempo de aprendizagem do aluno que será aumentado.
As matrículas para se iniciar a Educação Fundamental de Nove anos, dependerá de cada estabelecimento de ensino, que deverá estabelecer um tempo de transição entre os dois modelos. O ensino de oito anos deve ser oferecido aos alunos que já estão cursando o Ensino Fundamental.
O momento correto de ingresso da criança no Ensino de nove anos, de acordo com o MEC, depende da idade, se a crianças cursou o último ano da pré - escola e tiver seis anos de idade incompletos, deve cursar a segunda série, desta forma, não se caracteriza um retrocesso no sistema educacional. Já a criança que cursou o último ano da pré-escola e tiver menos de seis anos de idade, deve ingressar na primeira série, seguindo as orientações do Ministério da educação e Cultura.
O MEC, orienta aos Municípios para não utilizarem instituições de educação Infantil para atender o Ensino Fundamental de nove anos, a não ser em caráter provisório, para evitar algumas confusões, pois, segundo ele, os conteúdos abordados no último ano da pré-escola e no primeiro ano do ensino de nove anos são diferentes.
Com o aumento do tempo da alfabetização a criança terá um período maior para construir seu conhecimento, terá uma avaliação própria deste processo de ensino – aprendizagem, pautada na observação, registro e reflexão constantes de seu desempenho e avanços na sua aprendizagem.
Conclui-se que a maioria das escolas ainda não adotou o Ensino Fundamental de nove anos, mas já existe um movimento significativo em muitos Estado e Municípios, porque o prazo estabelecido para que todas as instituições estruturem-se para atender aos alunos é de até 2010.
Evidencia-se que esta mudança requer adequação à faixa etária das crianças que ingressam neste momento de transição. Esta ampliação vai alterar o processo educativo em vários aspectos; proposta pedagógica, currículo, organização de espaços físicos, materiais didáticos e aspectos financeiros, lembrando também que as diretrizes da educação Infantil necessitarão de uma reelaboração.
Todas as medidas que são tomadas para a valorização do Ensino, visando a melhoria na vida escolar de nossas crianças, devem ser encaradas com muita seriedade e comprometimento de todos, sejam governantes, pais, professores, pois somente um trabalho realizado por “todos” terá sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário