sábado, 2 de maio de 2009

“A inclusão que acontece não é a Ideal”

Sabe-se que a inclusão de crianças surdas sempre foi muito complicada, hoje o governo federal tem uma política diferente em relação à inclusão. De acordo com essa política os alunos surdos não podem frequentar apenas escolas especiais, eles necessitam estudar em escolas regulares, com o auxílio de um professor comprometido com sua educação e um intérprete para traduzir as aulas para LIBRAS.
Contudo, o que acontece ainda está muito longe do ideal, pois não há uma estrutura suficiente e eficiente que contemple essa educação adequada, e os educadores já estão recebendo em suas salas de aulas, alunos surdos.
É certo que há profissionais muito comprometidos e procuram recursos para atender essa clientela, mas acredito que não é o suficiente. As escolas regulares ainda estão sem intérpretes para auxiliar os alunos e esse tipo de falha revolta a comunidade surda, que garante que a inclusão não está funcionando e os professores estão despreparados. Desta maneira o que acaba acontecendo é uma frustração por parte do aluno surdo.
O que podemos perceber, é que o surdo está incluso na sociedade, mas, não na educação básica, porque o português é uma segunda língua e deveria ser ensinado após a primeira que é a Língua Brasileira de sinais.E isso não está acontecendo.
Muitos profissionais da área de educação especial afirmam que a inclusão é uma questão de tempo, que a falta de profissionais existe porque tudo ainda é muito novo e a regulamentação do intérprete no Ministério do Trabalho ainda não está concluída.
Portanto, penso que primeiramente dever-se-ia preparar profissionais, capacitar professores, formar intérpretes e posteriormente oferecer aos alunos surdos da rede regular de ensino um atendimento adequado que fosse significativo ao avanço de sua aprendizagem, e não o que infelizmente vem acontecendo. O aluno surdo não pode frequentar uma escola especial, porque ele tem de ser incluído, mas, chega até uma escola regular e não recebe uma aprendizagem adequada que o próprio Governo federal garantiu a ele. Isso tudo é muito contraditório.